quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Equipe do CEFET-MG defende título brasileiro na XII Competição SAE Brasil AeroDesign.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/CEFET-MG
21/10/2010 
  
Decolar, voar e manter-se no primeiro lugar. Esse é o objetivo da equipe Cefast Aerodesign do CEFET-MG na XII Competição SAE Brasil AeroDesign, que acontece de de 21 a 24 de outubro em São José dos Campos, São Paulo.


Atual campeã da disputa, os alunos aperfeiçoaram o projeto do avião para conquistar o bi-campeonato. A equipe Cefast, que faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac) do CEFET-MG, além de atual campeã da Classe Regular, detém o título da competição realizada em maio deste ano na SAE Aerodesign East Competition, no Texas, Estados Unidos.As duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA.

A equipe é formada por 10 alunos das engenharias Mecânica e Elétrica, orientados pelo professor Cláudio Frazão. O capitão da Cefast Pedro Moreira Viana disse que para continuar no topo foram realizados ajustes no projeto vencedor. Algumas peças de aramida e carbono foram reformuladas para que ficassem mais duráveis. “Este ano utilizamos a técnica de otimização da aeronave por inteiro, além de aprimoramento e de busca de matérias mais resistentes e mais leves”.

Equipe Cefast pronta para mais um desafio.
Segundo o aluno de Engenharia Mecânica, ano a ano há uma evolução muito grande em todas as equipes, pois todos inovam em grande velocidade. Mesmo assim, a idéia é trazer o título. “A ansiedade é maior porque o foco estará todo sobre a gente, mas queremos continuar”, observou.

Competição acirrada

Neste ano, 96 equipes do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia disputarão o título. São cerca de 1,3 mil participantes que representam 79 instituições de ensino superior. As equipes foram desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a provas teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo.

Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m.

2 comentários:

Rafinha Garófalo disse...

Vai levar nós quando Arapiraca? Vô te encher o saco até você levar a gente!

David Patrik Costa disse...

A gente podia dessenvolver um projeto desse no Cefet - Curvelo , ia ser mara ! Alem de aplicarmos nossos conhecimentos !

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