terça-feira, 5 de outubro de 2010

A dona baratinha

Por Roberta Smania Marques*
De Campina Grande/PB

“A barata diz que tem sete saias de filó, é mentira da barata ela tem é uma só” Quem nunca cantou essa música? Muita gente tem nojo e até medo deste pequeno animal, vamos conhecer um pouco mais sobre ele? Não tem porque ter medo de barata! Este inseto pode ter de alguns milímetros até 10 centímetros de comprimento (depende da espécie). Possui três pares de patas, um par de antenas e mandíbulas mastigadoras.

A maioria vive em lugares quentes e úmidos. Existem no planeta há mais de 300 milhões de anos e foram catalogadas cerca de 5.000 de espécies. Possuem hábitos noturnos, ou seja, é normalmente de noite que elas procuram comida e parceiros para se reproduzirem.


Espécie Periplaneta Americana. Uma velha conhecida do dia a dia.
Um dado chocante é que para cada barata que vemos existem cerca de mil escondidas... Por se alimentarem de restos de alimentos, animais e vegetais mortos, com seus pés sujos elas espalham bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus por onde passam e se escondem. Elas são bem resistentes: ficam até três dias sem água e dois meses sem comida. No ecossistema as baratas são importantes: servem de alimento para muitos animais (como escorpiões, pássaros, galinhas, aranhas, etc.) e reciclam o lixo orgânico.

* A autora é biologa e especialista em museus de ciência e divulgação científica.

2 comentários:

Bianca Alves disse...

ÉÉ..dizem que as batatas são os únicos seres vivos que resistem a um acidente nuclear o_O

E já ouvi tbm,que se vc cortar a cabeça de uma barata,ela pode sobreviver por semanas,só morrerá pq vai ficar impossibilitada de se alimentar...Put's °-°..tão inofensivas e tão resistentes ao mesmo tempo '-'

Coisa loka.!!

Anônimo disse...

E ainda dizem que o ser humano é classe superior e dominante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter