terça-feira, 28 de setembro de 2010

O primeiro homem pisou na lua há 41 anos: Você Sabia?

publicado no site obvius em 20 jul 2009
adaptado em 28 set 2010 por Prof. Antônio Arapiraca

Pé do astronauta Edwin Aldrin no solo lunar em 20 de Julho de 1969
Foi sem dúvida a maior aventura da espécie humana, a mais ousada, a mais perigosa e a mais difícil de concretizar. No dia 20 de julho de 2010 completou-se quarenta e um anos que seres humanos se atreveram a caminhar noutro solo que não o do seu planeta-mãe, a mais de 300 000 Km de distância. Transportada pelo fantástico Saturno V, a nave espacial Apollo 11 levou a bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, que foram a face visível de uma equipa de milhares de pessoas que permitiu a concretização desta grandiosa epopeia. Recordar a viagem da Apollo 11 é recordar um dos pontos mais altos da história da Humanidade; é recordar um pouco de nós próprios. Felizmente há imagens.


Apesar da viagem ter demorado oito dias e a permanência na lua apenas 21 horas, toda a preparação da missão demorou uma década. Não esquecemos as imagens dos foguetes a erguerem-se no ar, das tentativas tragicamente fracassadas, dos astronautas a flutuar no espaço, da árida paisagem lunar, do nosso pequeno planeta visto do espaço, do centro de controle de Houston, do resgate da cápsula espacial no meio do oceano ou do desfile triunfal dos conquistadores da lua pelas ruas de Nova Iorque. Para nosso contentamento, o jornal The Boston Globe reuniu um grupo significativo destas imagens, dispersas por vários arquivos, no seu site. Fiquemos com algumas delas e comemoremos esta data recordando a extraordinária odisseia da Apollo 11.
Vista aérea da Apollo 11 a sair do Centro Espacial de Cabo Canaveral em direção ao seu local de lançamento em 20 de Maio de 1969
Últimos preparativos e lançamento da Apollo 11 em 16 de Julho de 1969
O módulo lunar Eagle na sua viagem entre a nave espacial Apollo e a lua, transportando os astronautas Armstrong e Aldrin. Na nave permaneceu Collins, o comandante da missão, que realizou esta foto em que se vê ao fundo a Terra.
Edwin Aldrin desce do módulo lunar, fotografado por Armstrong.
Esta fotografia, captada imediatamente a seguir à anterior, deve ser provavelmente a mais famosa de toda a missão Apollo: Aldrin caminha sobre a Lua com a imagem de Armstrong reflectida na viseira do seu capacete
No centro de controle de Houston dezenas de monitores de terminais de computador brilham no escuro. Qualquer computador pessoal de hoje é infinitamente mais potente do que estes seus antepassados que, não obstante, asseguraram o bom funcionamento da missão. Ao fundo um ecrã telão gigante mostra os primeiros passos na lua.
O regresso à Terra, ou melhor, à água era um processo complicado e perigoso. Na cápsula vêem-se os efeitos da reentrada na atmosfera.
O desfile triunfal dos astronautas nas ruas de Nova Iorque em 13 de Agosto de 1969. Quem assistiu afirma ter sido o maior que a cidade jamais presenciou.


Breve Vídeo sobre a Missão Apolo 11

20 comentários:

Anônimo disse...

nunca acreditei nisso.

Sergio Gabriel Souza Santos disse...

A unica coisa que eu acho que possa ser uma prova
de que os homens não foram a lua e por causa da bandeira trêmula

Ara disse...

pq a bandeira não poderia estar trêmula?

Jéssica Daiane disse...

eu acredito ..........
e um dia pretendo ir la tbm.....
será q alguma mulher ja pisou na lua?

Jéssica Daiane disse...

e eu num consegui v a lua ontem naum.......
sempre q acontece alguma coisa o ceu fik nublado.........
anem

Unknown disse...

Tirem suas próprias conclusões nesta reportagem
http://www.portalbrasil.net/reportagem_nasa.htm
Alguns falam que foi a maior fraude que a Humanidade já viu.

Na minha opinião não há nada comprovado e a unica coisa que comprovaria este fato é uma foto da superfície da lua com o astronauta e o Apolo tirada de um telescópio na terra.

Infelizmente ninguém tirou esta foto -_- !

Mas de modo, este acontecimento foi um grande fato historico!!!

Jéssica Daiane disse...

cada vez fico mais facinada com isso
isso eh chic d+

Ara disse...

e se a haste fosse de um material leve de alumínio? até onde sei as leis da física funcionam aqui e na lua, logo a haste vibraria depois de fincada, e como não existe ar para amortecer o movimento, a vibração duraria mais tempo do que o normal.

mais alguma controvérsia?

Ara disse...

só complementando, existem várias possibilidades que podem ter acontecido, e podem ter acontecido ao mesmo tempo. por exemplo, a bandeira poedira estar amassada, pois as coisas no módulo lunar tinham que ocupar pouco espaço. bem, pense em desenrolar uma bandeira em solo lunar com baixa gravidade e com uma roupa que pesa muitos quilos. assim, se a bandeira tava amassada continuou amassada e inclusive a haste poderia esta vibrando tb!

Mih disse...

coisas... fatos... acredita quem quiser... mas é um fato tb q durante a Guerra Fria fariam qq coisa para demonstrar sua supremacia, e não duvido q isto seja um golpe. E se a URSS não protestaram devem ter lá seus motivos, aos quais não têm importãncia diante d tal absurdo!!!
Lua... kkkkkkkkkkkk.... pq q não voltaram então???????

Mih disse...

Bandera amassada...
Não há desculpas... dizem q quando se aprende algo da segunda vez sempre se sai melhor, pq então q até hj não consiguiram voltar a Lua????
Hum... engraçado... as explicações só pioram... pq será?

Jéssica Daiane disse...

eh uma viagem mto arriscada.......
mais agora >>> a viajem eh p Marte>>>

Antônio Arapiraca disse...

eu não acredito em achismo e sim na opinião de especialista com trajetória científica. gente com credibilidade pra falar:
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1230054-17082,00-ASTRONOMO+DESMENTE+MITOS+DE+QUE+HOMEM+NAO+TERIA+IDO+A+LUA.html

vejam nesse link o que o maior astrônomo brasileiro explica sobre o assunto.

bem, mais de 30 anos de experiência muitos livros e artigos publicados no assunto.

Tem algum outro grande cientista que diga o contrário?

Anônimo disse...

vai corneta a pqp,e as pedras lunares quem explica já fizeram varias estudos e nenhum desses conseguiu comprovar que essas pedras tem sua origem na terra

Jéssica Daiane disse...

a bandeira esta mesmo amassada...
olhei varios sites e eh bem notório os amassados.
eh so olhar bem q da p v...

Antônio Arapiraca disse...

anônimo, manere seu linguajar!!!!

Anônimo disse...

Pra mim isso não é prova. Do mesmo jeito que duvido da autencidade de todos os dogmas da Igreja Católica duvido da autencidade de todos os grandes feitos americanos.

Homens são homens. E desde que o mundo é mundo, eles fazem tudo por dinheiro e poder. Um grande golpe não seria surpreendente...

Por que a URSS ficou calada se isso foi uma farsa? Eu tenho uma teoria muito boa. O medo...
Vocês acham que algo assim não levaria a uma guerra? E o que EUA e URSS tanto evitaram nessa época? Guerra. Por quê? Por causa do equilibrio.
Ambos estavam dispostos a tudo para evitar a guerra, inclusive isso...

Enfim, minha opinião é minha opinião. Cada um tem a sua e eu a respeito!!!

Ara disse...

a sua só não tem embasamento rsrsrs vc apenas acha farofa rsrs

Ara disse...

eu quero dados!!!

Mih disse...

Ara,d nd me adiantarão provas se o meu ser, em plena consciência d seus atos, não consegue acretidar no mais óbvio. D nd adianta me provarem q já foram á lua, pois a mim apenas acrescentarão conhecimento, pois minha opnião está formada e pronta para ser debatida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros fóton Blog

Twitter
Twitter

O designer fóton Blog

Twitter