Em visita à China, a presidente Dilma Rousseff se encontrou com o presidente da Foxconn, Terry Gou, que anunciou o investimento de US$ 12 bilhões (cerca de R$18,9 bilhões) na produção de tablets no Brasil. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, adiantou que os aparelhos produzidos no País devem chegar ao mercado até o final deste ano.
"Tem que ser detalhado agora as condições (em que se dará a produção do iPad), onde que vai ser, logística", disse o ministro à Reuters.
A Foxconn, fundada em 1974 em Taiwan, é uma das maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos no mundo. A companhia produz aparelhos como iPods, iPads e iPhones, placas-mãe para a Intel, componentes para PCs da Dell, celulares da Motorola e videogames como o PlayStation 3, da Sony, Wii, da Nintendo. No Brasil, a empresa possui três fábricas para a produção de aparelhos da Sony, Dell, HP e Sony Ericsson.
iPad por R$ 965Com a fábrica no Brasil, o Ministério das Comunicações, estima que os tablets terão redução de até 31% nos preços na comparação com os importados. Atualmente, o iPad mais barato, com wi-fi e 16GB, é vendido por cerca de R$ 1.399, com menos impostos, o valor do tablet poderia chegar a R$ 965,00. No entanto, o valor é diferente do previsto pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo e pela presidente Dilma Rousseff, que estipulavam preços mais populares, entre R$ 400 e R$ 500.
Caso entre na lei 11.196, originada pela MP do Bem, que isenta de PIS e Cofins a venda de computadores e modems até o fim de 2014, o valor dos tablets pode cair ainda mais. A produção dos aparelhos no Brasil passa por consulta pública até o dia 15/4.
O que isso tem a ver com a gente?Nos próximos dez anos, os meios de comunicação serão diferentes do que conhecemos hoje. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais, o papel vai dar lugar a web. Jornais e revistas impressas, além de órgãos do governo, já estão migrando seu conteúdo para plataformas digitais. Com isso, quem não tiver conectado vai ficar distante de alguns contextos de informação.
A vinda da fábrica para o Brasil vai forçar a popularização dos preços não só do iPad, como também de uma sequência de ferramentas de tecnologia. Afinal, o mercado vai ter de se ajustar à nova realidade. A medida aproxima os técnicos e tecnólogos das tecnologias que, antes, não tinhamos acesso.
Vale ressaltar que o amadurecimento da nossa classe vai de encontro com a modernização do nosso Conselho. Quanto mais profissionais inscritos tivermos navegando em nosso site e nas nossas redes sociais, interagindo com a diretoria, maior será o poder de unidade do Conselho.
fonte: Comunique-se
Nenhum comentário:
Postar um comentário