Por Antônio Arapiraca
De Belo Horizonte
Luíza Diniz da Cruz e Délisson Junio Gonçalves Silva, estudantes do curso de Informática do CEFET-MG, participaram o período de 11 a 15 de março da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia -FEBRACE. Orientados pela professora Rosiane Resende Leite eles desenvolveram o software educacional BIOCÓDIGO, o qual é uma ferramenta de auxílio no ensino de síntese de proteínas (tradução e transcrição) para alunos do ensino médio.
Para executar o projeto os estudantes realizaram uma associação entre o conteúdo dado na aula de Biologia, DNA – RNA – síntese de proteínas e o conteúdo dado na aula de ALP (algoritmos e linguagem/lógica de programação). A partir disso, iniciaram a criação do programa escrito na linguagem C++ e viram que ele poderia ser utilizado como ferramenta de auxílio no ensino para alunos do ensino médio.
|
Tela de boas vindas do BIOCÓDIGO, na lateral esquerda é possível ver a aba de opções de uso do software. |
|
Detalhe da aba lateral esquerda com as opções de utilização. |
Para testar o BIOCÓDIGO, Luíza e Délisson elaboraram um questionário associado a questões que envolviam os conceitos biológicos relativos ao tema e aplicaram para 40 alunos do primeiro ano do ensino médio, sendo que 20 deles (grupo A) utilizou o laboratório de informática com o programa para a resolução das questões e os outros 20 (grupo B) resolveram as questões sem o programa. Os resultados obtidos mostraram que a ferramenta desenvolvida pode ser, entre outros recursos, um auxílio no ensino de síntese proteica e que é possível melhorá-la ainda mais para atender outros propósitos. Os alunos envolvidos na pesquisa relataram a relevância e a facilidade do BIOCÓDIGO para resolução de exercícios sobre síntese proteica, podendo ser utilizado como uma ótima ferramenta pelos professores da rede básica da educação.
|
Avaliação do software por parte dos usuários que testaram o mesmo. |
A partir das respostas dadas pelos usuários do software os estudantes puderam desenvolver uma importante funcionalidade do programa que é a opção "Ajuda" que fica na aba de utilização. Nesta opção o usuário pode ter acesso a um conjunto de perguntas e respostas sobre a matéria de modo a auxiliar na fixação do conteúdo.
|
Perguntas e respostas para auxiliar os usuários na fixação do conteúdo. |
A orientadora dos estudantes se disse satisfeita com o desempenho deles e já pensa em melhorias para o software. "Temos diversas idéias para continuar, inclusive já fomos procurados por um especialista em games que está interessado em criar uma interface visual mais atrativa para o BIOCÓDIGO" disse a professora. Já a estudante Luíza Diniz disse ter sido gratificante ver as pessoas descobrindo como utilizar o programa e tentando descobrir coisas relativas à matéria, atendendo ao real objetivo do programa. "Foi muito importante para mim porque tive a oportunidade de conhecer outros projetos realmente muito legais e depois porque o intercâmbio de culturas de estados diferentes é muito grande", completou a estudante.
|
Luíza e Délisson trocando experiências com outros estudantes durante a FEBRACE. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário