Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Mão Robótica feita por estudantes do CEFET-MG ganha prêmios




Por Júlia Rozenberg*
De Belo Horizonte


As estudantes Anna Clara dos Santos, Danielle Cristina Pereira e Paullyne Araujo Coutinho do CEFET-MG ganharam premiações durante a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia -FEBRACE, que ocorreu nos dias 11 a 15 de março, por construírem uma mão robótica. Orientadas pelos professores Alexandre Farias e Rodrigo Ortolan as estudantes receberam o prêmio de primeiro lugar oferecido pela General Electrics (GE) de Macaé - Rio de Janeiro e o prêmio de terceiro lugar oferecido pela GE de Contagem - Minas Gerais. Além disto as estudantes foram homenageadas com uma menção honrosa pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado de São Paulo.

Mão Robótica feita por estudantes do CEFET/MG é apresentada na FEBRACE

O evento, contou com a presença de estudantes do Brasil inteiro, indo do Rio Grande do Sul ao Amazonas. A feira oferece oportunidades para estudantes pré-universitários, de escolas de nível médio e técnico, apresentarem os resultados dos projetos de pesquisa e desenvolvimento nos quais estão envolvidos. Segundo a estudante Danielle Cristina Pereira, a FEBRACE contou com uma mega estrutura muito bem organizada e elaborada. “É bem claro para nós que a FEBRACE proporcionou a ampliação do nosso conhecimento tanto técnico como pessoal, e mais do que isto, nos mostrou o potencial dos jovens brasileiros e que eles podem estar em todos os lugares, não somente na região sudeste, produzindo excelentes trabalhos. Isso amplia os horizontes e nos mostra que realmente somos o futuro da nação e que podemos fazer a diferença" afirmou Danielle.

A mão robótica foi desenvolvida como um modelo didático que pudesse incentivar o conhecimento das jovens estudantes e despertar o interesse na reabilitação de deficientes físicos. Vale destacar o enfoque dado na realização deste projeto ao uso de materiais de baixo custo, o que futuramente pode tornar a tecnologia mais acessível a todos. As estudantes utilizaram material reciclado como garrafas PET's, madeira e metais, além de utilizarem componentes eletrônicos simples e baratos.

*Júlia Rozenberg é estudante do 3 ano do curso técnico em Equipamentos Biomédicos do CEFET/MG no campus I em Belo Horizonte e colabora com fóton Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário