A maior parte de sua carreira docente transcorreu na Universidade de Sussex na Inglaterra e atualmente leciona na Universidade do Estado da Flórida. Nos anos 1970 ele lançou um programa de pesquisa para buscar cadeias de carbono no espaço cósmico. Seus estudos iniciais detectaram a molécula cianoacetileno (H-C=C-C=N). O grupo de Sir Kroto buscava evidências espectrais de moléculas ainda mais longas, tais como o cianobutadieno (H-C=C-C=C-C=N) e o cianohexatrieno (H-C=C-C=C-C=C-C=N) e as encontrou entre 1975 e 1978.
Em 1985, um experimento não apenas provou que as estrelas podiam produzir as cadeias de carbono, mas também revelou um resultado surpreendente - a existência de moléculas do tipo C60 - com estrutura cíclica e 60 átomos de carbono - que foi denominada de fulereno. O Prêmio Nobel de Química de 1996 foi dividido entre o próprio Kroto e Robert F. Curl Jr. e Richard E. Smalley (falecido em 2005), ambos da Rice University, Texas (USA). Atualmente Sir Kroto realiza pesquisas em Nanociência e Nanotecnologia e dedica parte de seu tempo e esforços para divulgação científica, por meio da Fundação Vega na Inglaterra (www.vega.org.uk).
O evento é uma promoção Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o apoio da Fundação Conrado Wessel (FCW),Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente (INCT E&A) e Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A conferência contará com serviço de tradução simultânea, do inglês para português. Para utilizar esse serviço, os participantes deverão retirar o fone de ouvido mediante a entrega de um documento por usuário.
fonte: UFBA em pauta.
Excelente evento, realmente é uma pessoa diferente. Parabéns aos organizadores!
ResponderExcluirParabéns também pelo ótimo blog!
ResponderExcluir