A cafeína é a droga mais consumida no planeta e está presente em bebidas de uso comum, como refrigerantes, chás e, é claro, no café. Na classificação dada às substâncias produzidas pelas plantas e outros organismos vivos, conhecidas como produtos naturais, a cafeína se enquadra no grupo dos alcalóides e é uma xantina. Não tem odor e é bastante amarga. Em grande quantidade, como algo acima de 10g (presente em aproximadamente 10 copos de café, ingeridos seguidamente), a cafeína é letal.
Esta é rapidamente assimilada no organismo e permanece cerca de 6 h para que a metade da quantidade ingerida seja eliminada.
A cafeína é estimulante do sistema nervoso e causa a compressão dos vasos sanguíneos (efeito de constrição). Diversos medicamentos a contém por aliviar a dor. A cafeína aumenta o estado de alerta, provoca insônia e irritabilidade em doses moderadas.
As principais aplicações desta substância são:
- Nas plantas, age como um inseticida natural;
- Além das ações farmacológicas citadas, que justificam seu uso em medicamentos comerciais, a cafeína vem sendo usada em cosméticos para o tratamento de redução de gordura localizada.
Essa materia é muito interessante, acho que seria bem legal falar dela na radio CEFET no ar, ta ai minha opniao e a materia escolhida. Todo mundo fala e fala sobre a cafeina, que essa quando estamos cansados ou com muito sono e nao podemos dormir, devemos tomar muito cafe, mas ninguem sabe ao certo o por que de ingerir cafeina, que na verdade ela é um estimulante do sistema nervoso e faz com que quando ingerida aumente o estado de alerta, provoca insônia e irritabilidade em doses moderadas, ta ai o porque ingerir cafeina!
ResponderExcluirAcho que devemos falar disso na radio do CEFET no ar.
Olá Pablo,
ResponderExcluirAcho uma excelente idéia, mas nãos e esqueça de falar que todos os dias no blog do ano internacional da química eles postam sobre uma molécula e eur eplico aqui as que acho mais itneressantes.
Abs
Ara