21/10/2010
Decolar, voar e manter-se no primeiro lugar. Esse é o objetivo da equipe Cefast Aerodesign do CEFET-MG na XII Competição SAE Brasil AeroDesign, que acontece de de 21 a 24 de outubro em São José dos Campos, São Paulo.
Atual campeã da disputa, os alunos aperfeiçoaram o projeto do avião para conquistar o bi-campeonato. A equipe Cefast, que faz parte do Núcleo de Engenharia Aplicada a Competições (Neac) do CEFET-MG, além de atual campeã da Classe Regular, detém o título da competição realizada em maio deste ano na SAE Aerodesign East Competition, no Texas, Estados Unidos.As duas equipes da Classe Regular, uma Classe Aberta e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores pontuações em suas respectivas categorias ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2011, nos EUA.
A equipe é formada por 10 alunos das engenharias Mecânica e Elétrica, orientados pelo professor Cláudio Frazão. O capitão da Cefast Pedro Moreira Viana disse que para continuar no topo foram realizados ajustes no projeto vencedor. Algumas peças de aramida e carbono foram reformuladas para que ficassem mais duráveis. “Este ano utilizamos a técnica de otimização da aeronave por inteiro, além de aprimoramento e de busca de matérias mais resistentes e mais leves”.
Equipe Cefast pronta para mais um desafio. |
Competição acirrada
Neste ano, 96 equipes do Brasil, Venezuela, México, EUA e Índia disputarão o título. São cerca de 1,3 mil participantes que representam 79 instituições de ensino superior. As equipes foram desafiadas a projetar e construir aviões rádiocontrolados e depois submeterem seus projetos a provas teóricas e práticas, aplicadas por engenheiros da indústria aeronáutica. As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo.
Na Classe Regular, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m.
Vai levar nós quando Arapiraca? Vô te encher o saco até você levar a gente!
ResponderExcluirA gente podia dessenvolver um projeto desse no Cefet - Curvelo , ia ser mara ! Alem de aplicarmos nossos conhecimentos !
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